Dengue: como produtos saneantes podem ajudar a conter o aumento da doença?

Essa época do ano é muito propícia no Brasil para a proliferação da dengue. Todo ano, neste período, os órgãos de saúde ficam mais alertas e promovem campanhas de combate e prevenção. Mesmo com a pandemia da Covid-19 em destaque, a dengue não deixa de ligar o alerta ao governo e à população.

Entretanto, como aliado na luta e nas campanhas contra o mosquito da dengue, podemos contar com os produtos saneantes, próprios para a questão. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga neste artigo e entenda um pouco mais sobre a atuação tão importante desses produtos.

Panorama da dengue no cenário atual

De acordo com dados do Ministério da Saúde (do boletim Infodengue da Fiocruz e das secretarias municipais), o Brasil está correndo grande risco de enfrentar uma epidemia de dengue neste ano de 2022.

Segundo um boletim do governo federal, no mês de janeiro foram registrados 40.127 casos de dengue no país inteiro. Esse número é 48,1% maior que o mesmo período do ano passado. A região que apresenta maior taxa de incidência da doença é a Centro-Oeste, seguida das regiões Norte, Sudeste, Sul e Nordeste.

Vale destacar que, segundo especialistas, três são os fatores que contribuem para essa possibilidade de epidemia da dengue no Brasil. Esses fatores são:

  • Intensa e grande quantidade de chuva;
  • Periodicidade da doença;
  • Circulação Simultânea de dois sorotipos de dengue.

Ainda segundo os indicadores do Infodengue, a região Sul é apontada como uma das áreas de atenção em 2022, com tendência de expansão dos casos de dengue. Outras regiões que estão em estado de atenção são: Noroeste de São Paulo, região entre Goiânia e Palmas, Distrito Federal e alguns municípios da Bahia e do Ceará.

Tendo em vista esse cenário, é mais do que necessário que o país como um todo promova campanhas de prevenção e combate à doença. No entanto, vale destacar que todos devem fazer a sua parte, tanto o governo quanto a população. E nisso, os produtos saneantes podem ajudar como grandes aliados.

Produtos saneantes no combate à dengue

O objetivo dos produtos saneantes é de desinfestação, desinfecção, esterilização, sanitização, odorização e desodorização de ambientes coletivos e também no tratamento de água. Esses produtos são destinados à aplicação em objetos, tecidos, superfícies e ambientes de forma geral.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os produtos mais utilizados no combate e/ou no controle da população do Aedes aegypti, ou seja, o mosquito da dengue, são:

Inseticidas

Esse tipo de produto saneante é mais indicado para matar os mosquitos da dengue adultos. Eles são encontrados, principalmente, em spray e aerossol.

Os produtos inseticidas possuem em sua composição substâncias ativas que matam os mosquitos. Além disso, também possuem componentes complementares, como solubilizantes e conservantes.

Repelentes

Já esse tipo de produto saneante apenas afasta os mosquitos do ambiente. Eles são encontrados mais na forma de espirais, líquidos e pastilhas que normalmente são utilizadas em aparelhos elétricos.

Os repelentes que são usados em aparelhos elétricos ou espirais não devem ser utilizados em locais com pouca ou nenhuma ventilação. Da mesma forma, também não deve ser usado na presença de pessoas asmáticas ou com alergias respiratórias.

Mais opções na luta contra a dengue

Outros tipos de tecnologias e produtos saneantes usados para combater o mosquito da dengue são:

  • Larvicidas: um inseticida voltado especificamente para o estágio de vida larval do inseto. Podem ser químicos ou biológicos. Eles são eficientes contra o mosquito da dengue, principalmente os larvicidas à base de bactérias como o Bacillus Thuringiensis;
  • Insetos OGM: são os geneticamente modificados, ou seja, são transgênicos,  idênticos ao Aedes Aegypti, porém não deixam descendentes. Esse mosquito transgênico é liberado no ambiente e ao se reproduzir com as fêmeas selvagens já presentes no local, produzem descendentes que morrem antes de chegar à fase adulta; dessa forma não há proliferação da população de insetos e, consequentemente, reduzem a incidência da doença em humanos. Esta tecnologia já foi aplicada em parceria com alguns municípios do Estado de São Paulo e agora está sendo vendida para uso doméstico.  

Vale destacar que todos os tipos de produtos abordados acima possuem substância ativa e outros componentes, assim como novas tecnologias que precisam ser aprovadas pela Anvisa e/ou outros órgãos como a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança). Isso garante que são produtos eficazes e de uso seguro. 

Conte com o Grupo Vigna para regularização de produtos saneantes

Para que os produtos saneantes sejam vendidos e possam atuar no combate à dengue, a Anvisa exige que as empresas tenham um rigoroso controle de qualidade durante os processos de produção, manuseio, importação, armazenagem e distribuição.

Sendo assim, todos os fabricantes e importadores, são obrigados a seguir as normas legais e técnicas com rigor e registrar seus produtos junto a ANVISA.

O Grupo Vigna Brasil tem 25 anos de experiência e uma equipe altamente especializada no segmento de saneantes, incluindo os desinfestantes químicos, biológicos e novas tecnologias. Atendemos todas as etapas de regularização, tanto da empresa quanto dos produtos junto a CTNBio e à ANVISA. 

Este artigo te ajudou a entender melhor sobre a importância e uso dos saneantes no combate à dengue? Visite nosso site e conheça nossos serviços. Ficamos à disposição para atendê-los em suas necessidades da melhor forma!