água escura com mão de cientista colhendo uma amostra em pipeta

Como funciona a anuência de pesquisa e experimentação em produtos remediadores?

Remediadores são produtos ou agentes de processo físico, químico ou biológico destinados à recuperação de ambientes contaminados e ao tratamento de efluentes e resíduos.

Saiba mais sobre o processo de remediação em áreas contaminadas clicando aqui.

Sendo assim, entende-se por pesquisa e experimentação a preparação ou a aplicação de remediador em escala piloto e em condições controladas.

Portanto, o objetivo é a obtenção de conhecimento relativo ao mesmo para fins de registro, alteração das características ou indicação de uso de um remediador já registrado. 

A pesquisa e experimentação de remediadores só poderá ser realizada mediante anuência prévia do IBAMA.

Além disso, os remediadores só podem ser produzidos, manipulados, importados, comercializados e utilizados no território nacional se previamente registrados.

Como obter a anuência de pesquisa e experimentação de remediadores?

A solicitação de anuência deve ser requerida junto ao IBAMA, com a apresentação de um processo específico para este fim.

Já a pesquisa e a experimentação com produtos remediadores é permitida para testes de experimentação em escala piloto, sendo feita a sua aplicação diretamente no local da contaminação.

Após concluída a pesquisa e experimentação com o produto, os relatórios e laudos resultantes vão possibilitar o conhecimento do desempenho do novo produto a ser registrado.

E como a pesquisa e a experimentação podem ajudar no processo de registro de um remediador?

De maneira geral, os processos de registro exigem a apresentação de todas as informações técnicas do produto, acompanhadas de laudos de ensaios físico-químicos e toxicológicos, obtidos na fase de pesquisa e experimentação.

Já a definição exata da documentação, depende do tipo e da necessidade do produto a ser registrado.

Leia mais sobre os requisitos necessários para fazer o registro de remediadores clicando aqui

No caso de produto já registrado no IBAMA, esses resultados podem dar suporte a um processo de alteração pós registro, para revisão das características e indicações de uso do produto, por exemplo. 

Está buscando especialistas em registros de remediadores?

Nossa Divisão Remediadores é especializada no processo regulatório de produtos remediadores químicos e biológicos.

Além disso, oferecemos o suporte necessário para a obtenção de autorização de uso de produtos bioestimuladores e regularização da empresa.

Realizamos ainda gerenciamento de testes em laboratório, estudos de inteligência de mercado, análise de concorrência, preços, potenciais distribuidores e articulação de parcerias de negócios.

Quer saber mais?  Acesse nossos conteúdos e fique por dentro de todas etapas do processo regulatório.

Conheça outros serviços prestados na área de remediadores pela Vigna Brasil clicando aqui.

en_USEN
pt_BRPT en_USEN