Cresce o número de intoxicações por produtos de limpeza, envolvendo principalmente crianças

Entre janeiro e abril de 2020, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) recebeu 1.540 notificações de casos de intoxicação por produtos de limpeza envolvendo adultos. Em relação ao mesmo período dos anos de 2018 e 2019, observou-se um aumento de 33,68 e 23,30% respectivamente.

No mesmo período foram registradas 1.940 intoxicações em crianças. Há diferença de 400 casos quando comparado à situação em adultos, o que significa que o número de intoxicações em crianças foi 25,97% maior no período.

Embora não se tenha confirmação entre as exposições e os esforços de limpeza para evitar a Covid-19, observa-se uma associação ao aumento do uso desses produtos e os casos de intoxicação, que ocorreram no mesmo período.

Por este motivo, a Anvisa publicou a Nota Técnica 11/2020, que orienta a população sobre o uso dos produtos de limpeza, seu armazenamento e as formas de evitar acidentes, principalmente com crianças. As medidas a serem tomadas envolvem:

a) Manter os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais, pois podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade, e assim causar acidentes graves;

b) Evitar o armazenamento destes produtos em recipientes diferentes dos originais e não etiquetados;

c) Ler e seguir as instruções descritas no rótulo de cada produto;

d) Evitar a mistura de produtos químicos;

e) Manusear os produtos em locais bem ventilados;

f) Inutilizar embalagens vazias dos produtos, pois nelas sempre permanecem resíduos (restos) do produto. Jogue fora as embalagens vazias, de preferência em sistema de coleta seletiva (separadas de outros lixos).

Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito e tenha sempre disponível o número 0800-722-6001 do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox).

A Nota Técnica 11/2020 pode ser acessada na íntegra neste link: http://abre.ai/a7WT

Você sabia?

A Vigna Brasil possui uma equipe especializada na regularização de saneantes, nacionais e importados, que envolve também o preparo da rotulagem, que indica como o produto deve ser manuseado, armazenado e se pode ou não ser misturado com outros produtos, assegurando o bem estar do consumidor. Além disso, também possui expertise para ajudar integralmente na regularização da sua empresa, mapeando e oferecendo o suporte necessário para o atendimento de todos os requisitos, licenças e autorizações obrigatórias para a fabricação e comercialização de produtos, sob o âmbito dos diversos órgãos envolvidos.

pt_BRPT
en_USEN pt_BRPT