Tendências

Estudo mostra tendências globais de consumo para 2020

O consumidor nunca foi tão consciente, antenado e exigente como nos dias de hoje. Esse novo comportamento vem mudando e estimulando a disrupção dos  negócios. É o que mostra o estudo “10 principais tendências globais de consumo de 2020”, divulgado recentemente pela Euromonitor.

Confira quais são as tendências que refletem o desejo dos consumidores:

Mais que humano: assistentes virtuais, dispositivos inteligentes, chatbots, fábricas sem funcionários e aplicativos gerenciados por Inteligência Artificial (IA) estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano.  Estamos começando a aceitar que certas tarefas podem ser feitas por robôs e outras IA visando nosso bem-estar.

Conquiste-me em segundos: com o acesso rápido às informações, graças às redes sociais, as marcas precisam investir na produção de conteúdos cativantes e velozes, com impactos visual e multissensoriais para gerar a satisfação instantânea.

Mobilidade sem limites: a liberdade de ir e vir nunca esteve tão em voga. Tudo graças a aplicativos de navegação com atualizações em tempo real que agilizam a mobilidade das pessoas, seja de trem, táxi, bicicleta elétrica, patinete ou uma combinação de todos esses meios.

Inclusão para todos: as empresas precisam reformular seus produtos e serviços de forma que os tornem mais acessíveis a todos, respeitando  diversidades e diferenças. Quem não se adaptar pode perder uma fatia preciosa de mercado.

Cuidando de si mesmo: na era em que tudo é muito rápido, os consumidores buscam produtos para ajudar a lidar com necessidades específicas de bem-estar mental e para evitar os efeitos psicológicos do estresse, preocupações e falta de sono.

Casas multifuncionais: graças ao acesso à internet de alta velocidade,  serviços e  produtos inovadores, os consumidores já podem se exercitar, fazer compras, trabalhar e se divertir, tudo isso no conforto de suas casas. Essa tendência veio para ficar!

Personalização privada: o consumidor quer se sentir único, com produtos e serviços especializados. E para isso está disposto a renunciar à privacidade e ceder informações pessoais para otimizar sua experiência.

Orgulhosamente local, ganhando o mundo: esta tendência está marcada pelo crescimento de marcas locais de consumo, especialmente em mercados em desenvolvimento, competindo lado a lado com multinacionais.

Revolucionários de reutilização: a reciclagem está perdendo espaço para a reutilização. Ou seja, começam a surgir novos modelos de negócios que evitam a geração de resíduos. Esta nova era das empresas tem chamado a atenção de consumidores mais éticos que estão adotando a sustentabilidade por meio de produtos mais duradouros.

Queremos ar puro por toda parte: esta tendência apresenta uma geração mais consciente sobre à poluição do ar, que tem preferência por marcas que se posicionam ativamente em prol do meio ambiente.

Essas tendências mostram que os consumidores se reinventaram e esperam que as empresas encontrem propostas inteligentes para recriarem seus produtos e serviços de forma que estes tragam real impacto na sociedade e ao mesmo tempo valorizem o bem-estar individual.

Confira o estudo completo neste link: https://bit.ly/38AeSgC

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