Nutrição

Pesquisa avaliará a alimentação dos brasileiros por 10 anos

O estudo NutriNet Brasil avaliará, durante 10 anos, as características da alimentação e a cultura alimentar de 200 mil pessoas no Brasil. O trabalho é coordenado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Nupens/USP) em parceria com o Ministério da Saúde.

O NutriNet identificará os principais padrões de alimentação dos brasileiros em várias regiões do país e analisará a relação com o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e câncer, muito frequentes não apenas na população brasileira mas em outras por todo o mundo. Estudos assim veem sendo realizados em diferentes países, como o NutriNet-Santé, na França, e têm identificado padrões alimentares capazes de proteger ou aumentar o risco destas doenças. Porém, como a alimentação está diretamente relacionada à cultura, história e hábitos das pessoas o conhecimento gerado por um estudo em um determinado país não necessariamente pode ser extrapolado para outro. Além de permitir identificar os diferentes padrões alimentares da população brasileira, que se sabe varia de uma região para outra, o NutriNet Brasil oferecerá dados para comparação com outros países.

Para participar do estudo, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, residir no Brasil e ter acesso à internet (via celular ou computador). O cadastro deve ser efetuado no site https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br.

Para responder o questionário inicial o voluntário leva cerca de 5 minutos. Após este start serão feitas notificações por e-mail ou SMS avisando quando novos questionários estiverem disponíveis para preenchimento.

Para saber mais acesse https://tinyurl.com/rsbkjpc

pt_BRPT
en_USEN pt_BRPT