Tintas

Vigna Brasil participa de reunião técnica para definição de regulamentação de tintas com ação saneante

A Vigna Brasil participou, na última terça-feira, 12, da reunião técnica na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília,  que discutiu a proposta de resolução que regulamentará tintas com ação saneante.

Na reunião foram debatidos temas como as definições e metodologias da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC, que dará as diretrizes e regras para regularização de tintas desinfetantes e com ação inseticida e/ou repelente.

Além da equipe da Vigna Brasil, estavam presentes o Gerente da GHCOS – Gerencia de Produtos para Higiene, Cosméticos, Perfumes e Saneantes, bem como o Coordenador e os técnicos da COSAN – Coordenação de Saneantes, que  realizaram a apresentação da proposta e após, foi aberto espaço para discussão entre a Agência e o especialistas que representavam o setor regulado, quando então foram debatidos temas que envolvem a construção desta nova norma, como as definições e metodologias a serem utilizadas para a comprovação da eficácia.

Com as contribuições realizadas durante esta reunião, a Anvisa irá preparar a proposta da resolução e prevê disponibilizar para consulta pública no início de 2020.

Venda e comercialização de tintas com ação saneante

A Anvisa tem recebido, desde 2011, solicitações de autorização de comercialização de tintas com ação antimicrobiana e desinfestante, e por este motivo, vem então trabalhando na elaboração de regulamentação específica para este tipo de produto.

Atualmente, a classificação da venda das tintas com ação saneante é regida pela RDC 59/2010 e diretrizes constantes em Informe Técnico dedicado à estes produtos. A Anvisa realiza a avaliação do material relativo à toxicidade e eficácia então é emitida autorização para comercialização do produto.

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese